quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Aula 2

Continuação e finalização do exercício das pirâmides.





Procedimento:


































1) Comando POLILINE. Fazer Triângulo no ponto 5,5 (em que a virgula a é uma separação entre a abcissa e a ordenada.) e seguidamente para o outro ponto criando uma reta, @ 10 (medida da reta) < 0º (ângulo da reta). Para as outras duas retas que fazem o resto do triângulo, passar pelo mesmo processo, mas com os ângulos, respetivamente, 120º e 240º (120º+120º).



 
2) Fazer quadrado, fazendo o mesmo procedimento do triângulo, mas com os ângulos, respetivamente, 0º, 90º, 180º e 270º. Com o pentágono, os ângulos são, respetivamente, 0º, 72º, 144º(72º+72º), 216º(144º+72º) e 288º(144º+72º). E finalmente, com o hexágono, os ângulos 0º, 60º, 120º(60º+60º), 180º(120º+60º), 240º(180º+60º) e 300º(240º+60º).

















3) Comando ZOOM Extended.





4) Comando LAYER.













5) Comando LAYER.










6) Comando ROTATE.












7) Comando COPY.








7) Comando MIRROR.





























8) Comando MOVE.









































9) Criação das arestas na projeção vertical da pirâmide triângular com a utilização do comando LINE e do comando TRIM.































10) Criação da layer AUXILIARES, com a utilização do comando LAYER.




































11) Criação de linhas auxiliares, com a utilização do comando LINE e do comando COPY.




































12) Criação da linha das projeções horizontais de cada sólido geométrico, com o comando LINE e o comando BREAK. Em vez de se utilizar o comando TRIM para cortar o excesso de reta nas linhas auxiliares, clicou-se em cima da linha e mexeu-se para cima até à linha limite, que era a linha mais atualmente criada. Depois de utilizada o comando BREAK, fez-se o mesmo processo, mas opostamente. Em vez de tirar o excesso, acrescentou-se linha.






































13) Comando CHPROP (para a layer TRIÂNGULO). Criação da circunferência do rebatimento do vértice mais alto da pirâmide, com a utilização do comando CIRCLE e do comando TRIM.



































14) Criação da projeção horizontal da pirâmide triâgular, com a utilização do comando LINE e do comando CHPROP (para a layer TRIÂNGULO)





























































15) Comando TEXT. Comando LAYER para criar a layer TEXTO. Comando CHPROP (para a layer TEXTO). Comando COPY, para criar mais letras em caixas de texto (para serem mudadas para outras letras para cada vértice do sólido.). Comando MOVE, para deslocar as letras para cada um dos vértices.

























16) Finalização do resto dos sólidos, passando pelo mesmo processo. Tirar a medida das alturas das pirâmides, utilizando o comando DIMLINEAR.










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